O que é o centro?

Ao ser questionado pela platéia sobre o que pensava acerca da periferia do Rio de Janeiro, Ronaldo Correia de Brito não pensou duas vezes ao afirmar: “O que eu li e o que eu sinto é que aqui também a periferia está muito na música, na produção artística. É muito presente. O morro desce e invade a cidade. Não vou repetir letra de samba e te dizer de onde ele veio”.

O que ficou do encontro com Ronaldo é a certeza de que a cultura se cria, se recria, se transforma e é de todos e para todos. “Hoje me considero um cidadão com direito a todos os bens de cultura do mundo. Seja de onde for”, disse Ronaldo, que levou a platéia a aplaudi-lo de pé quando declarou seu amor ao sertão. “Eu não sou do sertão, porque eu saio do sertão, e no entanto, essa cultura é minha por direito, porque eu a amo. Eu não vou ser um dançarino de preaca, mas eu quero conhecer. Eu não tenho isso nos genes, mas posso perceber isso de mil maneiras. O que eu vou sentir, o que eu vou cheirar, porque eu amo. Se eu não tivesse o sertão, eu não seria o escritor que eu sou. Glauber Rocha diz: ver com os olhos e sentir com o coração. É isso”.

A Revista do Apalpe

Ele foi além, “O que mais me impressiona na cultura popular é sua alta sofisticação. É a mais alta poesia, a mais alta musicalidade, a mais alta metafísica. O erudito é o popular. Cultos são eles (o povo).”

Adair Rocha, que estava presente, complementou a fala de Ronaldo: “Quero dizer o que significa o Apalpe: é isso tudo aqui. Não é o poder público que faz cultura. É a periferia que na verdade é centro. Temos é que cuidar para aquilo que seja feito lá, seja de fato reconhecido”.

O Apalpe fez da sua segunda noite uma absoluta subversão da ideia de centro e periferia. Mostrou o poder da palavra ao colocar, numa sexta-feira, véspera de feriado, cerca de 200 pessoas para ouvir um escritor. Não tem outro jeito, “nós vamos mudar esta cidade pela palavraa”, como bem disse Heloísa Buarque de Hollanda.

Sobre alebizoni

Jornalista especializada em Mídia e Educação
Esse post foi publicado em Eventos. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

