Escritores do Apalpe fazem retrospectiva em último dia de aula

Uma retrospectiva bem humorada e muito produtiva marcou a última aula do ano de 2010 dos escritores do Apalpe nesta sexta-feira, dia 17, na Escola Livre da Palavra, na Lapa. Numa avaliação com três tópicos, proposta pelo coordenador do projeto, Marcus Vinícius Faustini, os apalpianos tiveram de responder as seguintes perguntas: o que eu já sei e posso ensinar? O que não sei e quero ensinar? E qual foi o seu projeto de ação / Pensamento a partir do Apalpe?

As respostas foram variadas. A ideia de fluxo e combinatório é o que a escritora e cantora Flávia Muniz já sabe e deseja ensinar. Já Rafaelle Castro entendeu muito bem como funciona o processo de catação em diferentes ambientes e quer compartilhar esta informação. Porém, na lista de Rafaelle sobre o que ainda não foi completamente dominado, estão dois elementos: fluxo e combinatório na literatura. “Algumas vezes não consigo desenvolver muito bem estes dois conceitos nos meus textos”, explica Rafaelle.

Nos projetos de ação, os escritores revelaram alguns desejos inusitados. Henrique Silveira, por exemplo, pretender virar integrante do movimento Hip Hop e criar uma voz para colocá-la em movimento pela cidade. Vicente Duque Estrada se sentiu encorajado a dar continuidade a antigos trabalhos como abrir um cineclube e escrever mais. Rafaelle pretende melhorar sua escrita para atrelar essa evolução ao trabalho acadêmico, e Elisangela Pinto, aproveitando a inspiração trazida pela gravidez, deseja escrever um livro.

“Apesar das faltas, nós conseguimos ter um volume de produção muito legal. E um dos nossos grandes ganhos é que todo mundo conseguiu entender a ideia de dissenso, de que a literatura é uma voz”, comenta Faustini, aproveitando para lembrar que alguns alunos serão selecionados para integrar o grupo de escritores da BlogNovela Lapa Girl.

Mesmo nas férias, os apalpianos continuarão trabalhando. Faustini deixou como tarefa de casa a produção de três textos, cada um com exatas 10 linhas, sobre os universos trabalhados durante as aulas: vans, cabeleireiros e lans. O trabalho pode ser desenvolvido em dupla. A entrega do material acontecerá entre os dias 10 e 13 de janeiro do próximo ano. “Vocês podem brincar com os textos da maneira que quiserem. O mesmo personagem, por exemplo, pode estar nos três ambientes. Mas cuidado, pois isso pode render uma grande história, ou pode prejudicar completamente o desenvolvimento dos contos”, alerta Faustini.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s