Apalpando novamente com Beá

Beá Meira orientou a confecção dos cartazes que se transformarão em painéis

Chegou a hora de literalmente “apalpar” a massa. Os participantes do Apalpe iniciaram, no último sábado, dia 18, a fase de confecção do material que será apresentado na performance que acontecerá no início de outubro.

E quem voltou para trabalhar com o pessoal foi a arquiteta, professora, artista plástica e arte-educadora, Beá Meira, a primeira convidada das Oficinas de Linguagem do Apalpe. No início do projeto, Beá falou sobre a História da Escrita e o viés estático de diversas grafias, como o pixo, por exemplo.

Desta vez, Beá fez um primeiro exercício do painel gráfico que será colocado nas paredes da Sala Cecília Meireles, no Centro, e ao longo da Rua Teotônio Regadas, que será ocupada pelos participantes durante o evento do Apalpe.

Para tanto, os participantes fizeram uma prévia, em tamanho reduzido, do cartaz que cada um vai produzir para compor um mosaico nas paredes históricas da Lapa.

Na ocasião, Beá chamou atenção para importância de comunicação na peça que será produzida pelos participantes. Aspectos como a legibilidade, a comunicação e a expressão de seu trabalho foram levados em consideração pelos participantes.

Em cada cartaz, havia um trecho do texto produzido por cada um dos apalpianos. Segundo Beá Meira, trata-se apenas de um suporte para os participantes expressarem, graficamente, o teor de seu texto. Com canetas, pincéis e tintas, os participantes colocaram no papel um pouco da emoção já presente nos textos, que representam um guia de cada território.

Sobre alebizoni

Jornalista especializada em Mídia e Educação
Esse post foi publicado em Encontros e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Apalpando novamente com Beá

  1. Cristina Hare disse:

    Os cartazes foram criados a partir de uma frase do texto sobre nossos territórios. Escolhi a frase: CHAMA-SE MESMO ENGENHEIRO LEAL , porque sintetiza a situação aflitiva que eu vivia , por estar num bairro desconhecidamente imprensado entre outros que se destacavam.
    Sob esta frase, escrevi em letras menores , diversos nomes de outros bairros por onde transitei e alguns que nem sei bem onde ficam.
    MILhareS de endereços, inúmeras estórias.
    Meu cartaz é esse que aparece na foto. Por enquanto , é só um rascunho. Próximo sábado , valendo!
    Até lá.

    Hare
    http://tvhare.com/

  2. Talitta disse:

    a Beá é maravilhosa!

    Beijo grande!

    Talitta

  3. Beá Meira disse:

    Adorei fazer este trabalho com a turma do Apalpe.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s