A prova — uma construção do discurso por meio de objetos

"Crédito: Valquíria Ribeiro"

Candidata apresenta o seu texto para o grupo

Ao confirmar sua inscrição, cada participante recebeu a tarefa de trazer para o processo seletivo um objeto vermelho, azul, verde ou amarelo, pelo qual tivesse predileção e que revelasse um pouco de sua história.

No sábado, durante a seleção, apareceram desde livros e fotografias a objetos inusitados, como um pedaço de cana-de-açúcar e um forro de sutiã. Também surgiram objetos pitorescos, como um cinzeiro metálico em forma de sapato e uma máquina fotográfica Rolleiflex.

Segundo Faustini, o objeto é uma forma rápida, criativa e eficaz de apresentação. Além disso, descrever-se por meio de um objeto, de algo externo, será uma das estratégias de criação adotadas nos trabalhos do Apalpe.

“Essa descrição por meio de algo externo será uma das metodologias adotadas no Apalpe. Não existe uma essência para ser expressada artisticamente, mas sim a forma como aquilo que nos é externo nos afeta”, argumentou o autor do Guia Afetiva da Periferia.

Em seguida, foi pedido aos candidatos que escrevessem um texto de cinco linhas, falando sobre si, contendo cinco objetos que pudessem ser apresentados naquele momento.

Cada um dos inscritos leu seu texto, que foi entregue à produção e será um dos aspectos analisados na seleção dos participantes.

"Crédito: Valquíria Ribeiro"

Objetos de memória apresentados no processo seletivo

O resultado – A relação dos 30 escolhidos será publicada neste blog. De toda forma, os escolhidos também serão avisados pela produção do Apalpe. Contudo, quem ficar de fora poderá acompanhar as atividades na página do Apalpe.

Sobre alebizoni

Jornalista especializada em Mídia e Educação
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s