A palavra nua

O último encontro do ano, no sábado, 18 de dezembro, na verdade foi dia de reencontro para os atores do Apalpe. Preocupado com o excessivo investimento em gestos e maneirismos, o coordenador Marcus Vinícius Faustini organizou exercícios para que o grupo focasse sua atenção na palavra, despida de acessórios.

Sentados em linha reta, com as mãos nos joelhos e os pés paralelos, os apalpianos passaram os textos que há semanas estão estudando. Impedidos de “atuar”, eles tinham apenas o texto, sem nada que distraísse a atenção do essencial. Depois, eles abstraíram ainda mais, descascando batatas imaginárias enquanto repassavam suas falas. “Há uma cristalização sonora no modo de falar. Vamos tentar fazer uma viagem para redescobrir esse texto”, foi a proposta de Faustini, aceita sem hesitações pelos atores.

Um exemplo bem claro do sucesso do exercício foi com o texto de Wilian Santiago, interpretado por Hare, Marcus e Vivian. Com as escolhas cênicas feitas pelo trio, não ficava claro para o público que a narrativa se desenvolvia em meio a um atropelamento. “Realmente valeu muito a pena trabalhar o texto separadamente. Precisamos fazer ajustes”, diz Hare.

Faustini ficou satisfeito com os resultados, apesar de ter certeza que o grupo tem muito mais potencial para oferecer. “Acho que vocês foram ótimos e fiquei muito surpreso. Ainda está longe do que os textos podem dar. Não é que os textos sejam melhores do que vocês, mas acho que ainda mereceria tentar entender a sutileza deles e combinar com as descobertas que vocês fizeram”, explica Faustini. Os atores saíram com esse pensamento na cabeça e ansiosos pela apresentação de janeiro.

About these ads
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para A palavra nua

  1. Talitta disse:

    Pensei em palavrar
    alguma coisa em algum lugar

    palavra

    palavras

    me vem apalpe

    de repente

    é a saudade

    que aperta

    (a) gente.

    Beijo grande.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s